Página inicial > Notícias > Agroecologia

Agroecologia

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 08h06 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 08h58

Campus Machado realiza o VI Encontro de Agroecologia e 1ª Feira de Produtos Orgânicos e Veganos.

Mesa de autoridades do evento de agroecologiaEm sua sexta edição, o Encontro de Agroecologia do IFSULDEMINAS - Campus Machado - realizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) e projeto Promovendo uma Alimentação Saudável - abordou este ano o tema: PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) sustentabilidade no campo e saúde nas escolas. O evento que teve início na manhã de ontem, 28/11, no Salão Sociocultural, trouxe aos participantes mesas redondas, palestras, grupos de discussões e apresentações culturais que permitiram o diálogo, a informação e o debate de temáticas importantes. A Feira de Produtos Orgânicos e Veganos que foi realizada paralela ao encontro é inovadora e trouxe diversas opções aos público como bolos funcionais, salgados veganos, café orgânicos, entre outros.
Segundo a coordenadora do Neapo, a professora Lêda Gonçalves, “o objetivo das atividades é oferecer aos participantes, por meio de palestras e da feira, o acesso ao conhecimento científico e tecnológico em Agroecologia e produção orgânica, o compartilhamento das experiências no âmbito do PNAE, bem como a troca de saberes, experiências e práticas.DSC 0131
O diretor geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, abriu os trabalhos e falou sobre a importância do encontro e o do tema central. “O IFSULDEMINAS e, principalmente, o campus Machado são referência nacional no PNAE, inclusive, perante os órgãos de controle. Além da introdução de produtos da agricultura familiar, o campus está envolvido por meio de capacitações oferecidas. Devido a nossa experiência, fizemos um manual para a SETEC e MEC de como realizar as compras pelo programa, promovendo uma alimentação saudável.

As temáticas

DSC 0277Uma mesa redonda sobre “Políticas públicas para a agricultura familiar e segurança alimentar o PNAE em foco” foi conduzida pelos palestrantes Nathalia Lopes Caldeira Brant, assistente social do campus Machado; Tayrine Parreira Brito, agente extensionista do PNAE no CECANE IFSULDEMINAS; Marcos Aurélio Lopes Filho, assessor sênior de Justiça Econômica e Desigualdades para América Latina e Caribe - Christian Aid e o professor Dr. Estevan Leopoldo de Freitas Coca, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) e Universidade Federal de Alfenas. Para Nathalia, o encontro já é uma tradição e sinônimo de resistência. “Estamos na contramão de tudo que está sendo colocado às instituições. Cumprimos o nosso papel com atividades como esta, trazendo a comunidade para dentro da escola e promovendo a informação”.
Tayrine Parreira Brito nos explica que, hoje, no Brasil, existem 16 CECANES - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, que trabalha como um braço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, responsável pelo PNAE. “O programa é a maior política sobre alimentação; surgiu na década de 50 e está sendo executado e aperfeiçoado até hoje. É importante, porque garante a educação e o aprendizado, pois, uma criança com fome não tem o mesmo desenvolvimento que uma alimentada. Já o CECANE trabalha no monitoramento e na assessoria na ponta dos municípios”, conclui.

Maria do Socorro, Nutricionista do campus MachadoDurante a tarde, a nutricionista do campus, Maria do Socorro Martinho Coelho, ministrou a palestra sobre “Articulação da agricultura familiar com o PNAE no sul de minas”. Segundo ela, o campus Machado apoia o PNAE de várias formas: desde 2013, na compra dos produtos e, a partir de 2016, também, através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que determina o mínimo de 30% dos recursos internos das compras de alimentos sejam destinados a agricultura familiar. “Somos referência porque fomos os pioneiros no PNAE dentre todos os institutos federais. Como iniciamos todo o processo, adquirimos a experiência necessária e, posteriormente, passamos adiante por meio de cursos em EAD, desde 2016, voltados para os IFs. Em 2017, entramos para a rede estadual e municipal. Além disso, o IFSULDEMINAS, via Pró-reitoria de Extensão, anualmente oferece recursos a projetos voltados para o PNAE”, conclui.
Grupos temáticos serão formados para discussões de diversos temas que serão apresentados. Ao final do evento será servido um café e feitas apresentações culturais.

Texto: Jacssane Andrade
Fotos: Diêgo Souza e Jacssane Andrade