Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > WORKCHOPP
Início do conteúdo da página

WORKCHOPP

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h48 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h48

IFSULDEMINAS - campus Machado promove workshop sobre cervejas artesanais.

O Grupo de Estudos CerVart, do campus Machado, promoverá seu 1º WorkCHOPP de Cerveja Artesanal, de 19 a 22/11, no Núcleo de Alimentos da instituição. O curso faz parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Cerveja Artesanal, que conta com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes maiores de 18 anos. O WorkCHOPP é aberto a comunidade, com vagas limitadas. Nele serão apresentados os estilos de cerveja, formulações, softwares cervejeiros, análise sensorial, bem como outras informações a quem admira a bebida ou a quem quer produzi-la. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fadema.org.br até o dia 16/11, a um investimento de R$ 60,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 35 3295-9727.

O professor Alex Uzêda, coordenador das atividades, explica que as cervejas artesanais são as produzidas de maneira mais elaborada, valorizando suas características finais. "Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos, ainda são consideradas artesanais pelo cuidado que têm, dos ingredientes básicos, passando pela receita até os conservantes, que devem ser naturais e não químicos. Em produção de cerveja, o Brasil só perde para a China e Estados Unidos. No país, são produzidos 14 bilhões de litros anuais e a tendência é crescente".

O mercado das artesanais

Matéria do Jornal Estado de Minas, veiculada no dia 15.10.2018, em seu site, destaca que nos últimos cinco anos o mercado de cervejas artesanais avançou 130%. Seriam quase 170 mil produtos, que respondem por 1,5% do mercado nacional. Em 2017, eram 679 microcervejarias e faturamento de R$ 130 bilhões, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em número de unidades fabris no país, o Sul conta com 369 plantas, seguido do Sudeste (328). O Nordeste vem com 61 unidades; o Centro-Oeste, 51, e o Norte, 26.

Texto: Ascom Machado

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Arte: CerVart

registrado em:
Fim do conteúdo da página