Página inicial > Notícias > Visita internacional

Visita internacional

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 08h26 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 08h26

IFSULDEMINAS - Campus Machado recebe visita de pesquisadores da Universidade de Sidney, Unesp e Unifal.

Professor Jeffrey Neilson realizando anotaçõesNo dia último dia 9 de novembro, uma equipe formada pelos docentes Jeffrey Neilson (University of Sidney – Austrália), Bernardo M. Fernandes (Unesp), Estevan L. de Freitas Coca (Unifal) e Flamarion D. Alves (Unifal) visitou as dependências do IFSULDEMINAS - campus Machado. A atividade faz parte do projeto “A comparison of the regional dynamics of large-scale land acquisitions or land-grabbing, food security and food sovereignty in Australia, South America and South East Asia (Uma comparação das dinâmicas regionais das aquisições de terra em larga escala ou estrangeirização de terras, segurança alimentar e soberania alimentar na Austrália, América do Sul e Sudoeste Asiático”.

Por meio desse trabalho têm sido estudados alguns dos principais componentes da Economia Política do processo de alimentação da população global, considerando os impactos da ação das grandes corporações sobre os territórios camponeses.

Nessa etapa tem sido dada especial atenção a participação do Brasil nas cadeias de algumas das principais commodities não classificadas como grãos, a exemplo do café. O campus em Machado foi visitado por possuir o Centro de Excelência do Café, que é um dos principais centros de produção de estudos, pesquisas e projetos sobre a dinâmica cafeeira no Brasil.

Texto: Prof.a Lêda Fernandes Gonçalves

Revisão: Camilo Barbosa