Página inicial > Notícias > Coffee of The Year 2018

Coffee of The Year 2018

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h55 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 13h19

Campus Machado participa da organização do maior evento de cafés especiais da América Latina.

WhatsApp Image 2018 11 10 at 23.58.34O concurso Coffee of the Year 2018 reuniu em Belo Horizonte, de 7 a 9/11 os 180 melhores cafés do Brasil, escolhidos entre 14 regiões diferentes do país. No total foram recebidas 405 amostras, das quais se sobressaíram 150 amostras de arábica e 30 canéforas. Os critérios de seleção foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café.

Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade.

A Comissão de julgadores foi composta por Juízes Certificados pela SCA – Specialty Coffee Association ou por Q Graders e R Graders, no café arábica, Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como Coordenador Geral o professor Leandro Carlos Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

Leandro Paiva destacou que este é o maior evento da América Latina, com um público de mais de 30 mil pessoas. "Foi muito especial, pois nossos alunos de Agronomia e de Alimentos foram os responsáveis pelo estande de degustação. São todos membros do Nequali, Núcleo de Estudos em Qualidade do Café, sendo homenageados pelo empenho na organização da eleição do melhor café do Brasil".

Sobre a Semana

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reuniu no Expominas a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, envolvendo cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Em 2018 recebeu os mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Texto: Ascom Machado (com informações Assessoria de Imprensa Coffee of the Year 2018)

Fotos: Divulgação