Página inicial > Notícias > Moçambique no campus

Moçambique no campus

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 10h27 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 11h01

Professores moçambicanos passam por capacitação no IFSULDEMINAS - campus Machado.

DSC 0529O IFSULDEMINAS  - campus Machado recebeu na manhã desta segunda, 12/11, quatro professores moçambicanos que ficarão 15 dias no IF, em capacitação. A atividade faz parte do Programa de Formação na área Agrícola, firmado pela Autoridade de Educação Profissional de Moçambique, na África, com o CONIF. Os docentes foram recebidos pelo diretor geral, professor Carlos Henrique R. Reinato e equipe. Nesta primeira semana, conhecerão todos os setores da fazenda escola, com ênfase em avicultura, cunicultura, suinocultura, produção de mudas e de café, além de participarem de palestras diversas e visitas a associações. Para Aboo Bacar Sacardine, "a expectativa é muito boa e pretende levar novos conhecimentos a seu país, trabalhando principalmente com extensão rural".

José Ramos Atanásio quer aprender mais sobre entomologia, produção de sementes e análise dos solos. Tanto José quanto o companheiro Aquilino Francisco Litsure, docente há seis anos, destacam que "Moçambique carece ainda de tecnologia e de equipamentos, o que vem sendo sanado gradativamente por seu governo. O primeiro passo é essa capacitação", dizem.  Eduardo Salvador leciona há cinco anos. Está ansioso pela área de produção de sementes na qual pretende melhorar seus conhecimentos.

Carlos Henrique destacou que Machado mais uma vez auxilia nos trabalhos, uma vez que no ano passado o campus também recebeu a delegação africana, mas em número maior. "É importante essa troca de cultura e de conhecimentos. Trata-se de um diferencial do IFSULDEMINAS, no qual podemos atuar ativamente  contribuindo com outros países. Além dos moçambicanos, já graduados, recebemos estudantes de várias partes. Inclusive, neste semestre, temos dois peruanos e uma italiana em intercâmbio aqui".

O programa prevê a capacitação em institutos federais de várias partes do Brasil, em áreas como irrigação, sistemas de produção, solos, mecanização agrícola, extensão agrária e cooperativismo. O convênio foi firmado pelo Governo Africano, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).

Texto e fotos: Ascom Machado