Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > lll Dia da Computação
Início do conteúdo da página

lll Dia da Computação

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 07h43 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 09h23

III Dia da Computação do Campus Machado promove diversas palestras e minicursos.

 

Público assisti palestra sobre  "Redes de Computadores, Provedores de Conteúdo e muito mais"O III Dia da Computação teve seu início na noite de ontem, 30/10, no Espaço Sociocultural, no IFSULDEMINAS - Campus Machado. O evento tem como objetivo a atualização de conteúdos relevantes sobre a área e está aberto para a comunidade interna e externa da instituição.  A palestra sobre "Layouts responsivos com Bootstrap", ministrada pelos profissionais da Cooperativa Corples, de Serrania, e graduandos em Licenciatura em Computação, Matheus Alisson de Oliveira e Marcelo Rodrigo dos Santos, abriu os trabalhos. Matheus explicou que a atividade abordou o que é Bootstrap e sua estrutura. “O Bootstrap é um Framework de design responsivo (diz-se de um site ou página da internet programada para apresentar diferentes configurações, adequando-se automaticamente ao formato do ecrã em que é exibida) gratuito para desenvolvimento HTML, CSS e JS. É o framework mais conhecido e famoso do mundo front-end (interface de sites e  sistemas) e utilizado em cerca de 7 milhões de sites. É um dos requisitos mais cobrados em vagas de emprego na área de desenvolvimento”.

Nesta manhã, 31/10, o público pode participar da palestra sobre "Redes de Computadores, Provedores de Conteúdo e muito mais" com os especialistas no assunto e os sócios proprietários da empresa O2 Telecom,  Marden Vinicius e Rafael Ramos. Para Marden, o tema é importante por agregar conhecimento da área de telecomunicações e redes, que é pouco abordado nos cursos atuais. “O conhecimento de como a internet funciona, questões de carreiras, certificações, cursos, qual o melhor caminho para se trilhar e como esse mundo chega aos nossos computadores é pouco explorado e conhecido. Nosso intuito é expor um pouco dessa área de provedores, operadoras de telecom,  como funcionam e como podem auxiliar para uma carreira de sucesso em uma área promissora”.

No período da tarde acontecerão os minicursos de robótica com Lego Mindstorms, com o grupo Autobots e Photoshop para Iniciantes,  com Júlio Gurgel, Técnico em Informática e proprietário da empresa Alpha Web. Segundo ele, o curso pode proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolver a criatividade e a imaginação, usando as técnicas em qualquer trabalho ou projeto. “O mercado está cada vez mais competitivo. O profissional que sair um pouco da curva e adquirir conhecimentos além da sua área terá um destaque maior e, consequentemente, mais oportunidades. Com a ferramenta, eles podem criar layouts para flyers, banners, manipular imagens, editar e criar ilustrações, criar uma identidade visual e inúmeras outras coisas”.

Gustavo Pimentel, discente de Licenciatura em Computação e Designer, na Prefeitura Municipal de Machado, apresentará o minicurso sobre  “Design de Interface e Usabilidade na prática”. Ele explica que pretende proporcionar ao público uma abordagem diferente de como designers e desenvolvedores lidam com projetos que demandam criatividade e capacidade de solucionar problemas. “O curso dará introdução aos conceitos básicos de Interface e Experiência do Usuário e como aplicá-los para produzir telas elegantes e funcionais. É recomendado para desenvolvedores, designers e quem já tem um domínio básico em computação gráfica”.

Para o professor Matheus Eloy Franco, a importância do evento para os discentes da área de informática “é a compreensão da aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula no mercado de trabalho e aplicações práticas. Também irá promover uma visão sobre diferentes conteúdos e a interação entre os mesmos”.

Texto e Fotos: Jacssane Andrade

Revisão: Camilo Barbosa

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

31/10/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página