Página inicial > Notícias > Campus no Mato Grosso

Campus no Mato Grosso

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 10h41 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 14h35

Diretor Geral do Campus Machado abre atividades do  Fórum de Educação Agrícola no IFMT.

Publicado em: Campus São Vicente / 18 de Outubro de 2018 às 16:08

forum educ agricola 002.jpg 1000x800 q80 subsampling 2 upscaleO IFMT Câmpus São Vicente sediou, entre os dias 16 e 18 de outubro, o Fórum de Educação Agrícola do IFMT, com a participação de representantes de Alta Floresta, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Juína, Sorriso e da Reitoria.

O encontro teve início na noite do dia 16, com a palestra “As cooperativas de estudantes e os projetos de ensino: o caso do câmpus Machado IFSul de Minas”, proferida pelo professor Dr. Carlos Henrique Rodrigues Reinato, diretor-geral do IFSul de Minas, câmpus Machado.

Veja fotos na nossa fanpage no Facebook.

Para Reinato, “a cooperativa, a fundação de apoio não são os únicos instrumentos, mas possibilitam uma gestão mais ágil desta estrutura de escola-fazenda, principalmente nestes tempos onde dependemos cada vez mais de captação de recursos”. Ainda segundo ele, “produzindo você está contribuindo para a educação dos alunos e também arrecadando para a fonte 250. A cooperativa tem sido um dos instrumentos de fazermos a comercialização deste excesso de produtos oriundos das atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Uma das maiores dificuldades neste quesito é “estabelecer a cooperativa, formar o espírito cooperativismo do aluno. O mais importante em uma cooperativa escola não é o convênio com a instituição mas sim a participação deles e o engajamento com o espírito cooperativista”, completou.

Reunido lideranças das unidades agrícolas da instituição o evento teve como objetivo partilhar estratégias de administração, de organização pedagógica e de atuação, a fim de fortalecer a identidade agrícola e o trabalho em rede.

O segundo dia foi destinado a reuniões por seguimento: diretores-gerais, diretores de ensino, responsáveis pelos setores produtivos e responsáveis pelo internato. Nelas foram identificadas as características ou aptidões positivas; as adversidades enfrentadas por serem instituições agrícolas; as necessidades urgentes para manutenção da qualidade no ensino; e também prospecção de ações em rede. Ao final foi realizada uma plenária com a apresentação das análises realizadas por cada um dos grupos e a redação da “Carta de São Vicente” que será apresentada ao IFMT como um espelho da realidade das escolas agrícolas da instituição e os seus anseios.

De acordo com o professor Livio dos Santos Wogel, diretor-geral do IFMT São Vicente, “foi uma satisfação realizar o evento no Câmpus, especialmente quando comemoramos 75 anos de história em São Vicente e os dez anos do IFMT, quando partilhamos nossa identidade, nossas ações, nossos limites mas, sobretudo, nossa vontade de continuar em frente oferendo a melhor educação agrícola para Mato Grosso”.

Com relação às análises apresentadas no Fórum, o diretor-geral destacou que “prospectamos ações em comum para poder fortalecer a identidade dos campi agrícolas e continuaremos nos reunindo para fazermos ações em comum”.

Os participantes do Fórum também fizeram uma visita ao câmpus, em especial às unidades de produção, conhecendo os setores, sua infraestrutura e peculiaridades.

No último dia do evento foi realizado o curso “Metodologias ativas para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico e tecnológico”, promovido pela Pró-reitoria de Ensino do IFMT e proferido pelo Grupo de Pesquisa Metodologias Ativas no Ensino Superior (Maes) da Universidade de Itajubá Câmpus Itabira.

29/10/2018