Página inicial > Notícias > Jogo Ambiental

Jogo Ambiental

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 13h35 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 13h49

Estudantes de Sistemas de Informação do campus Machado produzem jogo ambiental.

Aluno em atividade na produção do jogoOs acadêmicos do curso de Sistema de Informação do IFSULDEMINAS - Campus Machado, Carine Silveira, Raquel Della Torre e Mateus Brust produziam um jogo ambiental a partir da plataforma SCRATCH (2018), sob orientação da professora Ariane Borges. O projeto foi aprovado para ser publicado no IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que acontecerá em São Bernardo do Campo, SP.

Neste jogo, os alunos fotografaram os ecopontos de lixo eletrônico, pilhas e baterias, resíduos recicláveis e não recicláveis e a estação de coleta de água de chuva existentes dentro do campus. A partir disso, criaram um jogo interativo no qual os usuários podem localizar na escola, a partir das fotos, estes locais de relevância ambiental e se informarem de forma correta sobre o descarte. A cada nova fase, o jogo mostra um aspecto ambiental existente. Para passar de fase os usuários devem responder perguntas sobre conservação ambiental. O jogo foi aplicado aos estudantes do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, no laboratório de informática. Segundo a orientadora Ariane, “na ocasião, a repercussão foi muito positiva, visto que os discentes puderam interagir com o jogo, se divertir e receber informações sobre educação ambiental. Além de assumirem o compromisso de utilizar adequadamente estes ecopontos, como por exemplo, contribuírem com o descarte correto de seus resíduos recicláveis para a coleta seletiva. Neste caso, a coleta solidária destina os resíduos recicláveis produzidos dentro do Campus à Associação Machadense de Resíduos Sólidos (AMARE), gerando fonte de renda para as famílias que lá trabalham”.

Para uma das idealizadoras do projeto, Raquel Della Torre, “o jogo é uma forma de aprendizagem diferente, para que o usuário possa abranger seus conhecimentos de uma forma mais intuitiva, deixando de lado o velho comodismo de ver somente imagens e sim ter um contato a mais com a problemática ambiental”.
Para se divertir com o jogo, acesse: https://scratch.mit.edu/projects/230346889/

Texto: Jacssane Andrade (Informações professora Ariane Borges)
Revisão: Camilo Barbosa