Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cerimônia em Brasília
Início do conteúdo da página

Cerimônia em Brasília

Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 08h05 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 08h54

Professor Marcelo Bregagnoli é reconduzido ao cargo de reitor do IFSULDEMINAS.


Professor Marcelo Bregagnoli é reconduzido ao cargo de reitor do IFSULDEMINAS

O ato oficial aconteceu quinta-feira, 30 de agosto, em Brasília

A recondução do professor Marcelo Bregagnoli ao cargo de reitor representa mais um passo na consolidação da gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Desafio assumido desde 14 de agosto de 2014, Bregagnoli foi oficialmente reconduzido ao cargo em cerimônia realizada quinta-feira, 30 de agosto, em Brasília. No entanto, o decreto que oficializou o ato tem validade desde o dia 14 deste mês.

Segundo Francisco Rozendo, técnico da Setec/MEC e responsável pela análise e verificação do processo eleitoral, “das últimas documentações encaminhadas para análise, a do IFSULDEMINAS foi uma das que tramitaram com maior agilidade”. O processo foi encaminhado no dia 11 de maio e o decreto de recondução ao cargo foi publicado no dia 23 de julho, a análise foi concluída com pouco mais de dois meses. Rosendo contou que emitiu a nota técnica favorável ao encaminhamento do processo à Casa Civil. “Na Setec/MEC, a análise foi célere porque o processo não continha nenhuma pendência, todos os documentos foram encaminhados. O trabalho da comissão eleitoral foi bem conduzido, candidatura única e sem recursos, o que contribuiu para a agilidade da nomeação”, contou.

Ainda de acordo com Rosendo, esse processo de análise da Casa Civil costuma demorar um pouco, muitas vezes o reitor assina como pro tempore até a nomeação. “Mas nesse caso, foi bem rápido. Aqui na Setec, até observamos o fato de ter sido assinado, inclusive, pela ministra Carmém Lúcia”.

Sobre o processo eleitoral, o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), professor Giovane José da Silva, comentou que tudo foi conduzido de forma rigorosa e que não houve nenhuma anormalidade, nada que demandasse da Comissão Central uma atuação extraordinária junto ao Consup. Ele ainda enfatizou o trabalho da Procuradoria, que garantiu segurança jurídica ao processo, prestando consulta e dando o devido respaldo às ações. “Garantiu-se a representatividade dos docentes, TAEs e discentes, por meio da atuação das comissões eleitorais locais e central. Além disso, uma novidade no processo eleitoral foi a realização dos debates entre os candidatos aos cargos, com garantia da isonomia de tempo e a participação da comunidade”

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Paulo Henrique Azevedo Leão, considera a recondução do professor Marcelo ao cargo de reitor, um ganho para o IFSULDEMINAS, possibilitando a continuidade da gestão atual, que avalia ser um modelo para os demais institutos da Rede. Ele cita a preocupação com a questão do meio ambiente que pode ser observada na infraestrutura do IFSULDEMINAS, com projetos de coleta de água da chuva e geração de energia solar. “Estive na inauguração da sede da Reitoria e achei a estrutura sensacional! Podemos perceber que o professor Marcelo imprime a sua digital no trabalho que faz à frente do Instituto. Ficamos muito satisfeitos, não só como representantes do Ministério da Educação mas como cidadãos, ao ver que a comunidade pode contar com um instituto tão efetivo. Além disso, a forma como a gestão é feita, o relacionamento interpessoal e o cuidado com a legitimação das ações. Como gestor, ele impacta não só na ação administrativa, mas no ambiente da instituição. O IFSULDEMINAS é diferenciado e esse perfil de querer fazer, de querer melhorar do Bregagnoli acaba refletindo na comunidade”.

Transparência do processo eleitoral

Desde o início, o processo de consulta à comunidade teve ampla divulgação no portal do IFSULDEMINAS. Após a publicação da resolução que aprovou o regulamento do processo no Conselho Superior, em dezembro de 2017, foi constituída uma comissão responsável pela elaboração do edital de consulta à comunidade. O documento foi publicado no dia 22 de janeiro deste ano.
A Comissão Preparatória organizou uma eleição on-line para os servidores que deveriam compor a Comissão Eleitoral Central (CEC) e as Comissões Eleitorais Locais (CELs) e elegeram por aclamação os membros da comunidade discente. De acordo com o pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, que participou da Comissão Eleitoral - 2018 e também da comissão preparatória de 2014, “os trabalhos foram realizados com a devida antecedência, graças à maturidade adquirida no processo, o que permitiu a condução de forma transparente e envolvendo toda a comunidade”, comentou.

Após ao registro das candidaturas para reitor e diretores-gerais, os candidatos encaminharam seus planos de trabalho à comissão. Entre os dias 8 e 23 de março, foram realizadas as campanhas para eleição dos novos dirigentes da instituição. Neste ano, além de reitor, também foram eleitos diretores-gerais dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

A votação foi conduzida entre os dias 26 e 28 de março nos polos e unidades do IFSULDEMINAS. Foram utilizadas 352 urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). No total, 572 servidores contribuíram com a organização das eleições, trabalhando como membros da comissão eleitoral, fiscais, mesários ou dando apoio nas diversas etapas.

O resultado preliminar foi divulgado no dia 29 de março. Já o resultado final, após o período de recursos, foi disponibilizado no dia 09 de abril. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, o processo de apuração ocorreu normalmente e não houve recurso contra o resultado preliminar.

“A comunidade participou ativamente desse processo, que trouxe muitas ideias, diálogo e, acima de tudo, respeito. Nossa instituição saiu fortalecida dessas eleições, saiu maior do que entrou”, avaliou o pró-reitor de Extensão e reitor substituto, professor Cleber Ávila Barbosa, que presidiu a reunião na qual o Conselho Superior homologou o resultado do pleito.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 24/08/2018

Atualizado: 31/08/2018 

registrado em:
Fim do conteúdo da página