Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Técnica e Prática
Início do conteúdo da página

Técnica e Prática

Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 08h24 | Última atualização em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 14h24

Curso de Alimentos do campus Machado promove palestras, visitas técnicas e oficinas especializadas.

Durante a manhã e tarde desta terça,  14/08, o curso de Alimentos do campus Machado  desenvolveu uma série de palestras, visitas técnicas e oficinas especializadas. O objetivo é contribuir para o aprendizado por meio da aplicação de pesquisas na prática.  A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aline Manke, e o Diretor Geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, abriram os trabalhos. Na sequência aconteceu uma palestra com o tema:  “Como nasce um Chef de Cozinha”,   apresentada pela Chef e professora, Laís Carroza Borges.

Laís falou sobre os momentos históricos da culinária. Na pré-história, com poucos registros, acredita-se que o paladar tenha começado a se desenvolver com a descoberta do fogo. Neste contexto, comia-se por necessidade. Na antiguidade clássica há registros de banquetes e da primeira receita. Já na culinária medieval, Taillevant, cozinheiro da realeza francesa, escreveu o livro Le Viandier que, além de receitas, ensinava “bons costumes”. Naquela época, durante os banquetes, havia atrações e começava-se a comer por prazer. No pós renascimento, com a descoberta de novos mundos, houve o intercâmbio de comidas. Com a Revolução Francesa surgiu o primeiro restaurante. Além da figura do Chef, graças a Carême, que estruturou toda a cozinha, criando hierarquias e dando nomes a técnicas e utensílios. A gourmetização veio com o filósofo Savarin, com o livro “A Filosofia do Gosto”. Para, enfim, nos séculos XX e XXl surgir a Nouvelle Cuisine, uma maneira de cozinhar e apresentar usada na cozinha francesa, caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos e a ênfase na apresentação.

Após a palestra, diversos cursos foram ministrados, unindo a teoria e a prática para o aperfeiçoamento das técnicas e aprendizado dos participantes. O nutricionista Luiz Felipe Paiva ministrou o curso de Gastronomia Internacional e Hábitos Alimentares Brasileiros. Ele abordou a importância e a inserção da gastronomia gourmet no cotidiano, com técnicas e a preparação dos principais pratos que estão sendo realizados no Brasil e que possuem caráter internacional, como, por exemplo, a torta Charlotte Russe. Seguindo a proposta do projeto de valorização da cozinha regional,  feita pela Federação Nacional de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a oficina traz a internacionalização, mas, com ingredientes da nossa cozinha regional. Luiz ressaltou, em sua apresentação teórica,  sobre a transição nutricional que o Brasil vem passando, com a diminuição do número de pessoas desnutridas e abaixo do peso, para o aumento das com sobrepeso e obesidade. Isso tudo, devido aos hábitos alimentares.

Houve, ainda, uma visita técnica ao Apiário Floresta, em Carvalhópolis. Amanhã, 15/08, além dos cursos, haverá uma palestra sobre Alimentação: do empreendedorismo à alta performance e uma visita técnica a Trevisam Alimentos, em Divinolândia.

Texto e fotos: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
14/08/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página