Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos FIC > Notícias > Lei Municipal (Jovem Aprendiz)
Início do conteúdo da página

Lei Municipal (Jovem Aprendiz)

Programa Jovem Aprendiz se torna lei municipal

Post 4 17O Jovem Aprendiz é um programa de aprendizagem para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que busca contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. A boa experiência no “Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco”, desenvolvido nos últimos dois anos pelo Campus Machado, levou à criação de uma lei municipal, que institui o programa como uma política de governo.

O projeto teve total apoio da Prefeitura de Machado e foi aprovado pela Câmara de Vereadores do município. Como política social, o programa possibilita ao jovem estudante assumir o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira. Além de colaborar com a inserção social, combate a evasão escolar (desistência) e conscientiza sobre o trabalho infantil.

Consciente de que o atual momento é bem desafiador para todo mundo, mas principalmente para quem busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho, o Campus Machado e a Prefeitura do município tem buscado alternativas para a ampliação do programa.

Desemprego e dificuldades para conseguir o primeiro emprego

No primeiro trimestre deste ano, 31%  dos jovens brasileiros estão desempregados, sendo o 2º maior percentual da história.

Há uma série de desafios para a população jovem, podendo variar de tamanho e gravidade conforme o perfil, a qualificação, a rede de contatos e o momento político e econômico do País. De acordo com o IBGE, em 2021, o nível de desocupação entre os jovens brasileiros alcançou novamente um índice elevado, 31% no trimestre encerrado em março, sendo o 2º maior percentual da história. No terceiro trimestre de 2020, o desemprego atingiu 31,4% dos jovens. Entre adolescentes de 14 a 17 anos, o número subiu para quase metade (44%).

Neste contexto, fica mais complicado conseguir um trabalho formal. As perspectivas e análises econômicas são de que esse cenário vai continuar por um tempo. Porém, com ou sem pandemia, a busca pelo primeiro emprego continua sendo um grande desafio para os jovens brasileiros. E na região do sul de Minas não é diferente. Para oferecer oportunidades que possam ajudar a reverter os indicadores da região, o programa “Jovem Aprendiz” fomentado pelo Campus Machado se tornou lei no município e passa por este mesmo processo em duas outras cidades da região: Paraguaçu e Poço Fundo.

A coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques, acredita que ao se tornar uma política de governo municipal, o programa avança e ganha sustentabilidade. “O programa deixa de ser uma iniciativa individual e passa a ser uma política de Governo municipal que se mantém ao longo do tempo, independente de qual for a gestão. Conseguimos dar segurança para população e manter o atendimento aos jovens em vulnerabilidade social”. Michelle explica que o apoio da Prefeitura possibilita ampliar o potencial de captação de jovens da cidade, com um custo menor tanto para as empresas quanto para a Prefeitura, tornando o programa mais acessível e ao mesmo tempo com materiais melhores e metodologia de trabalho aprimorada. “O instituto cumpre seu papel ao voltar a atenção também para comunidade externa. É uma vitória muito grande e quem ganha realmente é a sociedade”, explica a coordenadora

Clique e confira a entrevista!

DSC 0368No dia 21 de julho, a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, professora Aline Manke e o prefeito de Machado, Maycon Willian da Silva, falaram sobre a nova perspectiva do programa na Rádio Estação Cultura. 

De acordo Aline, a adesão de empresas de médio e grande porte ao programa é interessante porque ela qualifica seus futuros colaboradores, além de cumprir a questão legal, uma vez que empresas com mais de 7 colaboradores são obrigadas a contratar jovens aprendizes.DSC 0373

“Da turma que começou em 2019, mais de 90% dos jovens já estão empregados, boa parte nas próprias empresas onde realizaram a aprendizagem prática. Temos muitos alunos que ingressaram nos nossos cursos superiores. A maioria das empresas que participaram do primeiro projeto vai permanecer conosco nesta segunda oferta, o que demonstra assertividade da proposta, ou seja, as empresas ficaram satisfeitas com a condução da capacitação e novas empresas estão sendo captadas”, disse a diretora.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página