Página inicial > Eventos > Notícias > Visita técnica - IPBEJA

Visita técnica - IPBEJA

IFSULDEMINAS - Campus Machado recebe representante do Instituto Politécnico de Beja

DSC 0945Na última quinta-feira, 01 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu a visita técnica da professora Flávia Matias Oliveira de Silva, do Instituto Politécnico de Beja (IPBEJA), em Portugal, que possui acordo de cooperação para intercâmbio de alunos.  Durante a visita, a convidada pôde conhecer laboratórios, setores produtivos e se reunir com professores da área de Alimentos para futuras parcerias e projetos.

No início da manhã, a diretora geral, professora Aline Manke, recepcionou a convidada junto ao coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório e a servidora Ana Paula Vilella. Também acompanharam a visita, a diretora de Ensino, Fabiana Lúcio; o coordenador do curso superior em Alimentos, professor Júlio César de Carvalho; o professor Alex Uzeda Magalhães; a professora Brígida Monteiro e o coordenador do curso Técnico em Alimentos, professor Wanderley Almeida.

20220901 150231De acordo com o professor Júlio César, a conversa trouxe a possibilidade de articulação do Mestrado em cotutoria com o IP - Beja e orientadores de Portugal e do IFSULDEMINAS. Além disso, também foi discutida a ampliação do intercâmbio para alunos e professores dos Institutos, e até a possibilidade de estágios para o curso técnico.

O estudante Luiz Guilherme Malaquias, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, também acompanhou a visita da professora, que foi sua orientadora durante o intercâmbio realizado entre os meses de setembro de 2021 e junho de 2022, na instituição portuguesa.  “A professora me orientou por um ano letivo como analista de físico-química no Laboratório de Análise Cromatográficas (LAC), no Departamento de Ciências e Tecnologias Aplicadas do IPBEJA. Atrelado a isso, ela me convidou a fazer parte da linha de pesquisa com a temática em Remoção de fármacos em águas residuais (Identificação e quantificação), o qual resultou no meu projeto de pesquisa: Quantificação de fármacos (Cafeína e Ibuprofeno) a partir de HPLC-Ms em análise de águas residuais”. De acordo com o aluno, o trabalho foi desenvolvido durante todo o período de intercâmbio.

Além do programa de mobilidade acadêmica com o Instituto Politécnico de Beja, em 2021, o IFSULDEMINAS firmou parceria para o programa de Dupla Diplomação, com a oferta de vagas para estudantes de Engenharia Agronômica (EAG) do IFSULDEMINAS no programa de Mestrado em Agroecologia no IPB; além da vinda de alunos da área do IPB para cursar o bacharelado em EAG no IF.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado