Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Notícias > Comemoração 65 anos
Início do conteúdo da página

Comemoração 65 anos

Campus Machado celebra 65 anos com uma semana de atividades acadêmicas, culturais e esportivas

DSC 0054No dia 03 de julho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado completou 65 anos. Uma história dedicada à educação profissional, científica e tecnológica que contou com a colaboração de servidores, colaboradores e de diversos parceiros da iniciativa pública e privada.

Para celebrar a trajetória, o setor de Extensão do campus organizou uma semana comemorativa com uma programação de atividades acadêmicas, culturais e esportivas. A iniciativa envolveu estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e comunidade geral.

Pedal IF Machado

Pedal 65 anos IF Sul de Minas Campus Machado 203No domingo, 03 de julho, um circuito ciclístico abriu as atividades da semana e contou com mais de 200 pessoas que pedalaram 15 quilômetros, partindo do prédio IBC (antigo Sindicato dos Produtores Rurais) rumo às dependências da escola. Os integrantes do “Runners”, um grupo local de corredores, também participaram da iniciativa em comemoração ao aniversário da escola. Todos foram recepcionados com um café especial, após percorreram as principais vias internas para conhecerem as áreas de produção.

Uma solenidade de homenagem à Instituição e a todos que a apoiaram durante todos esses anos ocorreu na manhã da segunda-feira, 04 de julho. Autoridades, estudantes, colaboradores da instituição, representantes de instituições públicas, privadas e associações prestigiaram o momento.

Solenidade comemorativa

DSC 0030Na abertura da sessão solene, houve a execução do hino nacional pelo estudante Hiury Rabelo Martins de Carvalho, do 2º ano do Técnico em Agropecuária. Apresentações musicais da Banda Musicartes, coordenada pelo professor Sérgio Murilo e composta por servidores, alunos e familiares, também fizeram parte da comemoração.

Para marcar a história da instituição e destacar a participação daqueles que contribuíram para os 65 anos do Campus, foram entregues homenagens aos ex-diretores, diretor-geral, reitor e servidores aposentados. Na ocasião, foi oficializado o nome do auditório local “Antônio Carlos Estanislau'', em homenagem ao Sr. Toninho, servidor que faleceu em 2020. O momento teve a participação da esposa Maria Aparecida Siqueira Estanislau, que recebeu um mini jardim em referência ao trabalho realizado por ele na escola.

A Banda Musicartes cantou os parabéns à escola. O diretor-geral, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, e o reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, fizeram o corte simbólico de um bolo com o tema dos 65 anos. Uma exposição histórica no hall de entrada apresentou os principais acontecimentos da trajetória institucional do Campus Machado, desde o seu início como Escola de Iniciação Agrícola aos dias atuais.

Ao final da cerimônia, estudantes, servidores e colaboradores terceirizados foram convidados a participarem do projeto “Cápsula do Tempo” lançado para reunir objetivos e sonhos para os próximos cinco anos. As histórias poderão ser depositadas em um totem instalado na Biblioteca do campus ou enviadas por meio de um formulário disponível no portal do campus. No mês de agosto, o totem será lacrado e aberto somente em 2027, quando o campus completará 70 anos.

Ações de meio ambiente e saúde

DSC 0074Na manhã da terça-feira, 05 de julho, o plantio de árvores e uma trilha ecológica ocorreram para celebrar ações de meio ambiente. Para representar as diversas categorias da escola, fizeram o plantio de mudas da espécie Bauhinia variegata L., popularmente conhecida como pata de vaca, o diretor do campus, professor Carlos Henrique Reinato; a professora Sue Ellen Queiroz; o servidor técnico-administrativo Arnaldo Libório; a egressa Karen Motta; o estudante Rodrigo Freitas Guerra Júnior; e o colaborador terceirizado Sr. Raimundo. Uma trilha ecológica na escola foi guiada pelo professor Walnir Gomes Ferreira Junior. Ao final, um café foi servido na cafeteria-escola.

DSC 0166Na terça (05) e na quarta-feira (06), alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem aferiram pressão, mediram glicemia capilar e orientaram estudantes, servidores e terceirizados em uma tenda instalada próxima ao refeitório. Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre o combate às hepatites virais, tema de saúde proposto pelo Ministério da Saúde para o mês de Julho, mais conhecido como Julho Amarelo. Aproximadamente 250 pessoas passaram pela tenda.

Atividades esportivas no Ginásio

Para finalizar as ações da terça-feira, às 17h, a Coordenação de Esportes organizou uma série de atividades no ginásio esportivo.

Confraternização de aposentados

DSC 0226Os servidores aposentados foram recebidos na manhã da quarta-feira, 07 de julho, para um café na cafeteria-escola. O momento foi de bate-papo e recordações dos momentos vividos na instituição.

Almoço e lanche especial

Na quarta-feira, um almoço especial foi servido aos alunos, às 11h, aos servidores e terceirizados, às 12h. O prato principal foi uma tradicional feijoada. Como opção vegana no cardápio, foi oferecido hambúrguer de soja. Aos alunos da noite, um lanche também foi servido no refeitório.

Lançamento de livro digital, exposições

DSC 0295Ainda na quarta-feira, às 14h, uma cerimônia na Biblioteca marcou o lançamento do e-book da ex-aluna do campus, Mayara Borim Ribeiro. No local, foram expostos também textos do Blog “IF Connect”, coordenado pela professora Caroline Ferreira Cunha, e ilustrações feitas pelos alunos nas aulas de Artes do professor Sérgio Murilo.

Um painel histórico contou a trajetória dos 65 anos do IFSULDEMINAS - Campus Machado. O trabalho de curadoria do professor Isaac Ribeiro e do professor Roberto Camilo Órfão de Morais. Também teve a revisão da professora Caroline Cunha, organização da coordenadora de Extensão do Campus Machado, a administradora Michelle Marques e do setor de Comunicação do Campus.

Celebrações religiosas

A semana comemorativa teve também momentos de bênçãos e celebrações religiosas. Na quarta-feira, às 19h, o padre Luciano Campos Cabral, da Paróquia Santo Antônio e Sagrada Família, celebrou uma missa em ação de graças no Auditório. Na quinta-feira, às 08h, o pastor Alex Sandro dos Santos, da 1º Igreja Presbiteriana de Machado, celebrou um culto no Espaço Sociocultural.

Apresentações artísticas

DSC 0439As apresentações artísticas de quinta-feira, 07 de julho, arrancaram risos e aplausos do público no auditório da escola. A Banda Musicartes apresentou um repertório com diversas canções. Vários colaboradores do campus divertiram a plateia com uma performance de dança. Apresentação de mímica, Dança do Ventre e a peça “O auto da compadecida”, encenada por alunos do grupo “Teatro da Lili”, coordenado pela professora Maria Liliana Costa, fecharam as atividades da semana.

Apoio e parceria

Para que a semana de ações fosse possível, a Secretaria de Extensão do Campus contou com o apoio dos setores administrativos, de infraestrutura, Refeitório, Assistência ao Educando, Comunicação, Gabinete, Gestão de Pessoas e diversos parceiros. Além do apoio da gestão, servidores e comissões locais que ajudaram na condução dos trabalhos, associações e empresas apoiaram, principalmente o Pedal dos 65 anos: Terra de Cultivo, Associação Ciclística de Machado (Ascima), Unimed, Asseaf, Sinasefe (Machado), Mavi, JFW Transportadora e Coetagri.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página