Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágios > Notícias > Palestra LBTQIA+
Início do conteúdo da página

Palestra LBTQIA+

Palestra discute saúde, inclusão e exclusão da população LGBTQIA+

DSC 0742Na sexta-feira, 10 de junho, alunos do IFSULDEMINAS - Campus Machado se reuniram no Espaço Sociocultural para participarem de um evento que abordou questões sobre saúde e perspectivas sociais para a população LGBTQIA+. 

Anderson Alves Teixeira, egresso do campus, membro do Coletivo da Diversidade Luiz Carlos da Carola e popularmente conhecido como LUCACA, ministrou uma palestra sobre identidade de gênero e levou orientações sobre sobre saúde. O coletivo é uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo, dentre outros, promover o planejamento de ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade LGBTQIA+ em Machado.

DSC 0737O palestrante abordou tópicos como a utilização do nome social, que se refere à autoidentificação da pessoa. Outro ponto foi o ciclo da exclusão do público LGBTQIA+, que tem como ponto de partida, quase sempre, a família e resulta em violência, contrapondo-se ao ciclo da inclusão, cuja origem se dá, frequentemente no ambiente de trabalho, abrindo oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A iniciativa abriu espaço para discussão e reflexão entre os presentes, que puderam trocar experiências e fazer perguntas ao palestrante.

Para a professora Isabelle Arruda Barbosa, organizadora do evento, “a comunidade em geral deve envolver-se nas discussões sobre o tema para compreender o universo LGBTQIA+ e promover a inclusão social em todos os seus aspectos. É necessário também, preparar profissionais de saúde nos diversos níveis de atenção à saúde para receber, e sobretudo, acolher os clientes sem qualquer discriminação ou preconceito, primando pela promoção de uma assistência à saúde de qualidade, que atenda às especificidades desta população."

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Isabelle Arruda Barbosa 

Fotos: Ascom

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página