Página inicial > Estágios > Extensão > Professor Orientador

Professor Orientador

Orientações para o professor orientador!

Qual o papel do professor orientador da instituição de ensino?

O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário (inciso III, art. 7º da Lei 11.788/2008).

O que compete ao Professor Orientador do Estágio?

I - Proceder à entrevista inicial com o estagiário, exigindo-lhe providenciar o Termo de Compromisso de Estágio antes do início das atividades;

II - Auxiliar no planejamento das atividades a serem desenvolvidas e orientar o preenchimento do Plano de Estágio;

III - Auxiliar o estagiário na identificação e seleção de bibliografia necessária;

IV - Acompanhar, à distância, o aluno durante a execução do estágio, sanando suas dúvidas teóricas;

V - Manter contato com o supervisor do aluno na empresa para verificar seu rendimento e conferir a realização do estágio;

VI - Orientar a elaboração da Pasta de Estágio, corrigindo e assinando se aprovada;

VII - Cumprir e fazer cumprir a legislação e o regulamento do estágio;

VIII - Compor a banca de defesa de estágio, caso haja.

Aos professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Prezado(a) Orientador(a),

O aluno pode realizar o estágio curricular obrigatório e cumprir com a carga horária de três formas: com o programa PIBID, com o programa Residência Pedagógica e o estágio regular.

Seguindo a instrução normativa de Nº15/2020/PROEN/, a carga horária cumprida no Projeto Residência Pedagógica, será aproveitada, no todo ou em parte, para fins de cumprimento do estágio supervisionado obrigatório. Caso o aluno realize os três módulos da Residência Pedagógica, ele pode aproveitar a carga horária total realizada no projeto para o cumprimento das 400 horas de estágio supervisionado, condicionado à entrega de uma cópia do Portfólio produzido como parte obrigatória do projeto à seção de estágios do setor de extensão do campus.

Caso o aluno realize apenas um ou dois módulos da residência pedagógica, ele pode complementar a carga horária total com o estágio regular (seguindo as orientações que se encontram na Pasta de estágio) e também utilizar a carga horária de participação no PIBID (seguindo as orientações que se encontram no PPC do curso). A avaliação da carga horária e das etapas realizadas na Residência Pedagógica (apenas quando o aluno realiza um ou dois módulos) devem ser contabilizadas pelo professor orientador e serem adicionados na planilha TABELA CONTROLE DE HORAS DE ESTÁGIO. Nessa tabela a carga horária obrigatória está separada em etapas: Observação estrutural (100 horas), Observação de aula (150 horas) e Regência (150 horas). O professor orientador deverá fazer uma análise das atividades realizadas na Residência Pedagógica e adicionar na etapa equivalente.

No final do estágio, ou seja, quando o aluno completar a carga horária total de estágio (400 horas) os documentos que deverão ser entregues no setor de estágio, baseado nas atividades realizadas, são os seguintes:

1. a)Aluno que realizou os três módulos da Residência Pedagógica: Entregar apenas o Portfólio exigido pelo programa;
  1. b)Aluno que realizou PIBID e Residência Pedagógica: Entregar declaração do coordenador do PIBID, o portfólio da Residência Pedagógica e a planilha TABELA CONTROLE DE HORAS DE ESTÁGIO devidamente preenchida e assinada pelo orientador;
  1. c)Aluno que realizou PIBID, Residência Pedagógica e estágio regular: Entregar declaração do coordenador do PIBID, o portfólio da Residência Pedagógica, a pasta de estágio preenchida com as etapas realizadas e a planilha TABELA CONTROLE DE HORAS DE ESTÁGIO devidamente preenchida e assinada pelo orientador;
  1. d)Aluno que realizou apenas o estágio regular: Entregar a pasta de estágio devidamente preenchida e assinada.

A planilha TABELA CONTROLE DE HORAS DE ESTÁGIO está separada em etapas e as fórmulas já estão inseridas, bem como a multiplicação da carga horária da regência (75 horas x 2 = 150 horas). Ela deve ser preenchida e impressa (orientação paisagem) e assinada pelo orientador e entregue nos casos dos itens b e c acima.

- Clique aqui para acessar a TABELA CONTROLE DE HORAS DE ESTÁGIO