Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais de Extensão > Notícias > VII Semana da Zootecnia
Início do conteúdo da página

VII Semana da Zootecnia


VII Semana da Zootecnia envolve 140 estudantes em palestras, oficinas e minicursos

WhatsApp Image 2022 05 13 at 18.44.56Entre os dias 09 e 13 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu um evento em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio), a sétima edição da Semana de Zootecnia. A programação contou com palestras on-line, roda de conversa e diversos minicursos presenciais.

Coordenado pelo professor Diego Zanetti, com o apoio dos professores Alexandre Tavares, Nikolas Amaral e das professoras Daiane Moreira, Renata Souza e Renata Maculan, o evento também envolveu alunos na organização. Para Ádila Carvalho, estudante do 7º período, como boa parte ocorreu on-line e o pessoal já estava adaptado,
tudo fluiu bem e sem dificuldades.

“Foi uma oportunidade única para os alunos aprofundarem seus conhecimentos nas diversas áreas da produção animal. As palestras foram ministradas por renomados palestrantes do Nordeste, Centro-oeste, de Minas e de Portugal. Além disso, nos minicursos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas, colocá-las em prática e ampliar suas experiências práticas e de vivência. Na sexta-feira, o encerramento do evento foi um momento descontraído e de confraternização, quando comemoramos o Dia do Zootecnista e a turma do nono período pôde compartilhar um pouco sobre os cinco anos que passaram no Campus”, disse o coordenador do curso, professor Diego Zanetti.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 140 alunos, de todos os períodos do curso de Zootecnia. De acordo com a estudante do 5º período de Zootecnia, Mayara de Oliveira Cezário, o evento deste ano teve formato híbrido, algo inédito até então. “Porém foi incrível, pois nos proporcionou assistir palestras com profissionais que presencialmente talvez não conseguiríamos!”

WhatsApp Image 2022 05 13 at 16.24.37“Cortes tradicionais e especiais da carcaça bovina” foi uma das oficinas que a aluna participou no último dia, 13 de maio, e foi ministrada pelo colaborador do campus, Lúcio e pela Simone. “Foi incrível, tivemos a oportunidade de presenciar como a Zootecnia e as atividades realizadas a campo podem influenciar na qualidade do produto final que chega ao consumidor, aprendemos cortes especiais, como T-Bone, Prime Rib, Bife de Ancho dentre vários outros. E também aprendemos um pouco sobre cortes tradicionais como picanha, fraldinha, maminha e filé mignon”, contou Mayara

Fernanda Duarte ministrou o curso de Análise de Sêmen. Ela se formou em 2019 no Campus, concluiu o Mestrado em Produção Animal na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e aguarda o resultado do programa de Doutorado. Para a egressa, “foi uma experiência muito gratificante retornar ao lugar em que tudo começou e que tanto me acolheu para dividir minha experiência com aqueles que estão percorrendo esse mesmo caminho.

Para Larissa Gurgel, “a Semana da Zootecnia nos proporciona mais conhecimento sobre diversos assuntos. É incrível a abrangência do curso na área de trabalho. Os palestrantes foram muito atenciosos e trouxeram temas excelentes, fazendo nossos olhos brilharem cada vez mais! A Semana da Zootecnia nos mostra que todo o esforço na faculdade será recompensado quando estivermos na área de trabalho.”

Para nós, alunos da Zootecnia, quando chega o mês de maio, ficamos muito ansiosos para que chegue a semana da Zootecnia, por meio dela, podemos ter conhecimentos sobre várias áreas de atuação e também temos a oportunidade de fazer network com palestrantes. E nesse ano, tivemos um evento híbrido de palestras on-line e um dia de minicurso presencial. Eu tive a oportunidade de fazer o curso de Análise de sêmen. Na parte da manhã, teve aula teórica e na parte da tarde a prática. Fizemos diversas análises do sêmen dos suínos, foi muito interessante e incrível todo o curso, principalmente quando utilizamos o microscópio para análise”, disse Samanta Aparecida Meireles, estudante do 7º período de Zootecnia.


Conheça o curso de Zootecnia do Campus Machado

 

 

Texto e Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página