Caro estudante,
Bem-vindo ao nosso site! O objetivo desse espaço é concentrar todas as informações sobre as atividades remotas do Campus Machado durante esse período de recolhimento domiciliar necessário à luta contra o coronavírus (covid-19).
Basta clicar nos links à esquerda ou nas indicações abaixo e navegar.
Horários de Aulas
2021 - Horário de aulas de todas as turmas.
2020 - Horários da Recuperação dos cursos integrados ao Ensino Médio
Calendários
Calendário 2022 - Confira aqui o calendário aprovado para o novo ano letivo.
Histórico de versões anteriores:
Calendário (encerramento 2020) - Alunos Ingressantes - Recuperação
Calendário (encerramento 2020) - Alunos Veteranos - Recuperação
Calendário (2º Semestre 2020) - Cursos Integrados - (Atualização: 24/08/2020. Validade: dez/2020)
Calendário Escolhido pela Comunidade (Revogado pela atualização de 19/06/2020).
Link para Votação das duas Propostas de Calendário / Votação ENCERRADA / Resultado da Votação
Enquetes
2022 - Calendário Acadêmico de 2022 - No final do mês de outubro de 2021 foi realizada a construção coletiva do calendário acadêmico para o ano de 2022. Duas propostas de calendário foram disponibilizadas através de uma enquete para discentes, docentes e técnicos-Administrativos. Confira aqui o resultado da enquete. Para visualizar o calendário mais votado, clique aqui.
2021 - Calendário Acadêmico de 2021 - Se você é estudante do campus Machado, teve a oportunidade de registrar seu voto a partir de duas propostas de calendário! Confira aqui o resultado.
2020 - Avaliação das Atividades Remotas - Estudantes (Enquete Encerrada)
Dicas úteis para alunos(as)
Acesso ao site do campus Machado
Acesso ao canal do Youtube com dicas sobre as Atividades Remotas
Acesso ao SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública
Orientações sobre Estágio Obrigatório
E-mails dos Coordenadores de curso
Tutoriais para alunos(as)
SUAP - Primeiro acesso - (para consulta de notas e emissão de documentos, dentre outras funcionalidades)
SUAP - Emitir Carteirinha de Estudante
SUAP - Cadastro de AACC - Atividades Acadêmico-científico-culturais - cursos superiores
SUAP - Emitir ou visualizar documentos (Histórico, Declaração de Matrícula, etc)
SUAP - Visualizar notas e outros dados
SUAP - Visualização dos Planos de Ensino por disciplina
E-mail institucional:
Google Sala de Aula - algumas orientações
Notícias 2022
23/02 - Conselhos de Classe para encerramento do ano letivo de 2021 dos cursos técnicos subsequentes.
21 e 22/02 - Conselhos de Classe para encerramento do ano letivo de 2021 dos 1ºs e 2ºs anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
27/01 - Conselhos de Classe para encerramento do ano letivo de 2021 dos 3ºs anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Notícias 2021
15/10 - Publicados os horários das aulas do 4º módulos dos cursos integrados. O módulo será de 03/11/2021 a 17/02/2022. Confira no Portal do Aluno / Horário das aulas.
10/09 - Publicado o Resultado do Edital 76/2021 com a classificação dos novos Mediadores Virtuais. Treinamento será no dia 15/09/2021.
26/08 - Publicado o Edital 76/2021 para seleção de Mediadores Virtuais - expectativas de vagas remanescentes de veteranos e uma vaga para ingressante do Técnico em Administração Subsequente. Inscrições eletrônicas de 27/08 a 09/09/2021.
25/08 - Realizada a Reunião de Pais dos alunos dos cursos técnicos integrados com respectivos coordenadores de Curso, Equipe Pedagógica, Direção de Ensino, Direção de Desenvolvimento Educacional e Coordenação Geral de Atendimento ao Educando.
23/08 a 27/08 - Planejamento, organização das disciplinas, processo de "enturmação" dos alunos nas Salas Virtuais do Google Sala de Aula (GSA) e apresentações das ementas / conteúdos. Fiquem atentos aos e-mails e grupos de WhatsApp.
Renovação de matrícula para o 2º semestre de 2021: de 22/09 a 03/10/2021 (para o 2º período dos cursos superiores) e de 11/08 a 22/08 - prorrogado para 26/08/2021 (para o 3º ao 10º período dos cursos superiores e para os cursos Técnicos Subsequentes). Clique aqui para acessar o tutorial. Alunos de cursos integrados: o curso é anual e não há renovação de matrícula no meio do ano.
06/08 - Foram realizados os Conselhos de Classe dos cursos subsequentes.
04 e 05/08 - Foram realizados os Conselhos de Classe dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
01/06 - Publicado o resultado da seleção de Mediadores Virtuais pelo Edital 57/2021. Treinamento foi realizado na quarta-feira às 16:00.
25/05 - Publicado cronograma de Conselhos de Classe dos cursos técnicos. Foram realizados dia 09 e 10 de junho. Resultados a partir do dia 14/06.
24/05 - Publicado o edital 57/2021 sobre a seleção de Estudantes Mediadores Virtuais (alunos ingressantes de superiores e vagas remanescentes para os veteranos).
04/05 - A pedido da Secretaria de cursos técnicos, reforçamos que os formandos fiquem atentos ao e-mail sobre o preenchimento do requerimento para que possam participar da cerimônia virtual de formatura. Este lembrete é para formandos dos cursos técnicos em: Agropecuária, Alimentos e Informática (integrados ao Ensino Médio), Administração e Segurança do Trabalho (subsequentes). O prazo não será prorrogado!
15/04 - Realização do treinamento inicial com os Mediadores Virtuais.
13/04 - Mediadores Virtuais: publicado o resultado do Edital 33/2021.
12/04 - Realizada Live de recepção aos alunos ingressantes em 2021 nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e Subsequentes.
05/04 - Início das aulas síncronas (em tempo real - pelo Google Meet) e assíncronas (envio de materiais e atividades avaliativas - Google Sala de Aula - GSA).
31/03 a 11/04 - Período de rematrículas (alunos veteranos) pelo sistema SUAP.
30/03 - Publicado o edital 33/2021 sobre a seleção de Estudantes Mediadores Virtuais.
29/03 - Divulgação do funcionamento das Dependências Orientadas para alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Conheça a Resolução 93/2019 e verifique os detalhes no Capítulo VIII.
24/03 a 26/03 - Realização dos Conselhos de Classe para deliberações finais sobre a situação acadêmica dos alunos dos cursos técnicos.
22/03 a 01/04 - Planejamento, organização das disciplinas e processo de "enturmação" dos alunos nas Salas Virtuais do Google Sala de Aula (GSA). Fiquem atentos aos e-mails e grupos de WhatsApp.
22/03 - Reunião entre Direção de Ensino, Equipe Pedagógica e Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) com Representantes de Classe, vices e Mediadores Virtuais (que estão finalizando período de atuação - em breve teremos um novo edital).
05/03 - Divulgado resultado da enquete sobre o Calendário Acadêmico de 2021.
05/03 - O Setor de Estágios comunica que o prazo final para entrega das Pastas de Estágio (para alunos formandos) foi prorrogado para o dia 26 de março de 2021.
02/03 - Divulgada enquete sobre o Calendário Acadêmico de 2021 - Se você é estudante do campus Machado, clique aqui e registre seu voto!
23/02 - Publicado edital para solicitar Auxílio Inclusão Digital.
03/02 - Foram enviadas Cartas aos Pais/Responsáveis dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com orientações sobre o processo de Recuperação referente ao ano de 2020 e informações sobre o ano letivo de 2021. A Equipe Pedagógica também tem realizado contatos telefônicos informando sobre a Recuperação.
03/02 - Reunião entre a Direção de Ensino e os Mediadores Virtuais, Representantes de Classe e Vices para orientações a serem compartilhadas com os colegas sobre o encerramento do ano letivo de 2020 (com a Recuperação) e o início do período de 2021.
01/02 a 19/03 - Período de Recuperação referente ao ano letivo de 2020.
27/01 - Divulgada a programação de reuniões entre Direção de Ensino, Equipe Pedagógica e Professores para retomada das atividades letivas.
Notícias 2020
14/12 - Instrução Normativa nº 14/2020 - Declaração de Aproveitamento Acadêmico Parcial (DAAP) para os estudantes em fase final de conclusão dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e que estejam em processo de acesso ao ensino superior. Clique aqui.
10/12 - Envio de Cartas aos Pais dos alunos de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio informando período de férias escolares e processos de Recuperação. Clique aqui.
04/12 - Instrução Normativa nº 19/2020 que estabelece autorizações excepcionais para recuperação do processo pedagógico nos cursos técnicos e de graduação presenciais do IFSULDEMINAS, durante o período de substituição das aulas presenciais por atividades remotas, em virtude da pandemia do Covid-19. Clique aqui.
04/12 - Publicação da Portaria Normativa 63/2020 (clique aqui) sobre trancamento extemporâneo (excepcional) de disciplinas ou matrícula para estudantes dos cursos técnicos subsequentes e de graduação. Referida Instrução Normativa 18/2020 (clique aqui).
16/11 - Divulgado Cronograma dos Conselhos de Classe dos cursos integrados ao Ensino Médio. Confira como ter acesso aos resultados.
03/11 a 13/11 - Divulgação da listagem de Monitores Remunerados, orientações para o início das atividades e emissão de relatórios. Clique aqui.
22/10 -Resultado Final das disciplinas que terão Monitorias Remuneradas. Clique aqui.
20/10 - Homologação das inscrições das disciplinas que terão Monitorias Remuneradas. Clique aqui.
14/10 - Resultado do Edital nº 47 para Mediadores Virtuais. Clique aqui.
05/10 - Divulgação do Edital nº 48 para que professores inscrevam disciplinas para Monitorias Remuneradas. Clique aqui.
01/10 - Divulgação do Edital nº 47 para seleção de Mediadores Virtuais (vagas remanescentes). Clique aqui.
01/10 - Conselhos de Classe das disciplinas do 1º Módulo dos cursos Técnicos Integrados serão realizados de 14 a 16/10/2020. Confira.
02/09 - Divulgação do Resultado Final do Edital 38/2020de Mediadores Virtuais. Sem alterações do resultado parcial. Clique aqui.
20/08 - Lançamento do Edital de Mediador Virtual ( nº 38/2020). Clique aqui.
30/07 - Reunião de pais da Direção Geral e de Ensino com pais de alunos de cursos integrados. Inscrições (encerradas).
26/06 - Instrução Normativa 09/2020 (PROEX-RET)- Orientações sobre Estágio. Clique aqui.
25/06 - Envio da 9º Remessa de Estudantes sem Acesso a Internet
19/06 - Reuniões com a comunidade docente, TAEs e Discentes sobre alteração de calendário.
18/06 - Reuniões com equipe pedagógica e coordenadores sobre alteração de calendário.
18/06 - Discussão de alteração de calendário para o 1º Semestre e 2º Bimestre
09/06 - Envio da 8º Remessa de Estudantes sem Acesso a Internet
25/05 - Envio da 7º Remessa de Estudantes sem Acesso a Internet
13/05 - Votação de previsão de Calendário Acadêmico para 2020.
11/05 - Envio da 6º Remessa de Estudantes sem Acesso a Internet
11/05 - Reunião com a comunidade discente para apresentação da proposta de calendário.
29/04 - Reunião com os pais dos estudantes (Superior e Técnicos)
28/04 - Reunião de treinamento para os Mediadores Virtuais
27/04 - Resultado Final do Edital 18/2020de Mediadores Virtuais. Resultado aqui.
24/04 - Reunião com os Líderes de Classe
24/04 - Envio da 5º Remessa de estudantes sem acesso à internet.
22/04 - Lançamento do Edital de Mediador Virtual (Reformulado - nº 18/2020). Clique aqui.
16/04 - Envio da 4º Remessa de estudantes sem acesso à internet.
13/04 - Envio da 3º Remessa de estudantes sem acesso à internet.
07/04 - Início da entrega dos Notebooks, realizado pelo setor CGAE.
06/04 - Envio da 2º Remessa de estudantes sem acesso à internet.
27/03 - Envio da primeira relação de estudantes sem acesso a internet.
25/03 - Ficam suspensas as atividades avaliativas durante o período de planejamento que vai até o dia 03/04.